Manual Avast

Manual Avast

Noções básicas para a utilização do antivírus avast!
O avast! antivírus oferece protecção contra todos os tipos de malware e contém uma poderosa "protecção residente", também vulgarmente designada por protecção "on-access" que ela verifica ficheiros no momento em que eles são acedidos. Normalmente a protecção residente presta toda a protecção necessária para evitar que o seu computador seja infectado por um vírus. Depois que o programa tenha sido instalado, a protecção residente é executada continuamente em segundo plano e monitoriza todas as partes da actividade do seu computador. No entanto, se a protecção residente é desligado por algum motivo, ou se tiver estado inactiva por algum período de tempo, é possível realizar uma verificação manual (também conhecida como uma verificação "on-demand") de todos os ficheiros no seu computador. O avast! antivírus também inclui um protector de ecrã especial que constantemente varre o computador em busca de vírus quando é ligado.
Protecção Residente
Esta parte do programa monitoriza continuamente o computador todo e todos os programas em execução, para detectar eventuais actividades suspeitas (por exemplo, um vírus), evitando assim qualquer dano nos ficheiros do seu computador. Esta aplicação é executada de um modo totalmente independente (é activa automaticamente quando se inicia o computador) e se tudo estiver OK, nem sequer reparará que está em funcionamento. O ícone da bola azul com um “a” no canto inferior direito do ecrã do computador, ao lado do relógio, mostra o estado actual da protecção residente. Normalmente a presença do ícone azul indica que a protecção residente está instalado e está activamente a proteger o seu computador. Se o ícone tem uma linha vermelha através dele, a protecção está desactivada e o seu computador não está protegido. Se ele tem uma aparência cinza, isso significa que a protecção foi pausado - ver página seguinte.
As configurações da protecção residente podem ser acedidas com um clique com o botão esquerdo do rato no ícone do canto inferior direito do ecrã, ou clique directamente e seleccione "Protecção Residente"

A protecção residente é composta pelos seguintes módulos ou "Provedores":
Mensagens Instantâneas verifica os ficheiros descarregados através de mensagens instantâneas ou programas de "chat" como o ICQ e o MSN Messenger e muitos outros. Embora as mensagens instantâneas em si não representem um sério risco de segurança em termos de vírus, hoje em dia as aplicações MI estão longe de ser apenas ferramentas de conversa: a maioria delas também permitem o compartilhamento de ficheiros – o que pode muito facilmente levar a infecções por vírus, se não forem devidamente vigiadas. Correio da Internet verifica a entrada e saída de mensagens electrónicas de clientes que não o MS Outlook e o MS Exchange, como o Outlook Express, Eudora, etc. Escudo da Rede fornece protecção de worms da internet, tais como Blaster, Sasser, etc. Este provedor só está disponível para sistemas baseados em NT (Windows NT/2000/XP/Vista). Outlook/Exchange verifica a entrada e saída de mensagens de correio electrónico processadas pelo MS Outlook ou pelo MS Exchange e bloqueia qualquer mensagem com um potencial vírus de ser aceite ou enviada. Escudo P2P verifica os ficheiros baixados por programas P2P comuns (partilha de ficheiros), programas como o Kazaa, etc.
Bloqueador de Scripts (apenas na Professional Edition) verifica os scripts de todas as páginas da Web que visitar de modo a evitar qualquer infecção devido a vulnerabilidades do navegador. Escudo Padrão verifica os programas que estão a ser executados e os documentos que estão abertos. Previne que um programa infectado seja iniciado ou um documento infectado de ser aberto, impedindo assim que um vírus seja activado e provoque quaisquer danos. Escudo da Web protege o computador contra vírus durante a utilização da internet (navegação, download de ficheiros etc.) e também pode bloquear o acesso a páginas da Web específicas. Se descarregar um ficheiro infectado, a Protecção da Internet irá prevenir que este seja iniciado e cause quaisquer danos. No entanto, a Protecção da Internet irá detectar o vírus até mesmo antes - durante o download do arquivo, proporcionando uma protecção ainda maior. A Protecção da Internet é compatível com os principais navegadores da rede, incluindo o Microsoft Internet Explorer, o FireFox, o Opera e o Mozilla. Devido a uma característica especial chamada "Intelligent Stream Scanning", que permite que os ficheiros descarregados sejam verificados quase em tempo real, o seu impacto na velocidade de navegação é praticamente desprezível

Antes de iniciar a verificação, tem que escolher os ficheiros que pretende verificar.
• Verificar Discos Locais
Se quer simplesmente verificar tudo no seu computador (todos os ficheiros em todos os discos rígidos), clique no botão superior direito. A imagem no visor com a informação de estado é agora substituída por um novo ecrã - veja abaixo. Para retornar à imagem da informação de estado, clique com o botão direito do rato sobre o rádio e seleccione a opção "Informação de estado"

Verificar media removível
Se deseja verificar o conteúdo de certas medias amovíveis, como por exemplo disquetes ou CD / DVDs, clique no botão direito central. Ao clicar neste botão irá mudar o estado de "Verificar media amovível" de "Desligado" para "Ligado". Irão também ser exibidas duas caixas à direita do rádio, que podem ser desmarcadas ou marcadas para indicar que tipo de media amovível deve ser verificado (alguns media magnéticos ou magneto-ópticos, tais como discos ZIP, também contam como disquetes).
Na caixa exibida acima pode especificar a sensibilidade de verificação e decidir se arquivos também devem ser verificados.

Ajustar a sensibilidade e executar a verificação
Ao definir a(s) área(s) a ser(em) verificada(s) poderá também configurar a sensibilidade do exame e se o programa irá ou não verificar o conteúdo dos arquivos, ou seja, ficheiros com nomes que terminem em .zip, .rar, .ace, .acj, etc. . Para incluir estes ficheiros seleccione primeiro que áreas que pretende verificar (ver acima), em seguida, clique na caixa de selecção na secção "verificar ficheiros" que aparece acima do rádio. A sensibilidade da verificação determina o nível da minuciosidade do exame. A sensibilidade é definida pelo botão deslizante para a esquerda ou para a direita. Pode escolher entre três níveis pré-definidos.
• Verificação Rápida. Esta pesquisa, tal como o nome sugere, é muito mais rápida pois os ficheiros são analisados de acordo com seus nomes, e somente aqueles que são considerados potencialmente perigosos são realmente verificados. Este tipo de verificação por vezes pode levar a que alguns ficheiros que contenham vírus não sejam verificados, no entanto, é geralmente o suficiente.
• Verificação Padrão. Neste tipo de verificação, os ficheiros são analisados com base nos seus conteúdos (e não nos seus nomes, como é na Verificação Rápida). No entanto, apenas as partes "perigosas" dos ficheiros são testadas, e não o ficheiro completo. Este tipo de verificação pode também levar a que um vírus não seja detectado, no entanto, é muito mais eficaz do que a Verificação Rápida.
• Verificação Exaustiva. Neste tipo de teste todos os ficheiros são verificados na íntegra, e verifica todas as infecções listadas na base de dados. Este tipo de verificação tem a mais alta confiança, mas leva muito mais tempo que uma verificação Rápida ou Padrão.
Após seleccionar as opções de verificação, tudo que tem a fazer é iniciar o teste. Para o fazer clique no botão Play/Iniciar (seta que aponta para direita) do lado esquerdo do leitor.
Método Alternativo
Pode também definir as áreas a serem verificadas indo ao menu e clicar em “Iniciar verificação” e depois em “Seleccionar área para verificação”. Depois de escolher a área a ser verificada, poderá também especificar se arquivos devem ser incluídos, seleccionando "Verificar ficheiros de arquivo". Ao clicar em "Seleccionar nível de verificação" pode também especificar se a verificação deve ser uma Verificação Rápida, Verificação Padrão ou uma Verificação Exaustiva, conforme descrito acima.

 

Se forem encontrados quaisquer vírus, o programa irá perguntar-lhe o que fazer com o(s) ficheiro(s) infectado(s). Há várias opções: mover o ficheiro para a Quarentena, apagá-lo, alterar-lhe o nome ou movê-lo, ou até, se possível, repará-lo. Além disso, pode simplesmente manter o ficheiro intacto, no entanto, esta opção pode resultar em maior propagação do vírus provocando danos. Estas opções são descritas em mais pormenor na secção “O que fazer se um vírus for encontrado”.

SEMPRE REMOVA O ARQUIVO INFECTADO!!!!!